BM dispersa mais de 700 pessoas em 21 eventos clandestinos interditados no RS

Balanço se refere a esse sábado, dia em que o estado completou uma semana de UTIs lotadas e vigência da bandeira preta

Foto: Divulgação/SSP

No dia em que o estado completou uma semana com a ocupação de leitos de UTI acima da capacidade em razão do agravamento da pandemia de coronavírus, a Brigada Militar encerrou 21 festas clandestinas em 15 cidades gaúchas nesse sábado.

Foram desmobilizados eventos irregulares em Alvorada, Ametista do Sul, Boa Vista das Missões, Caçapava do Sul, Cachoeirinha, Constantina, Flores da Cunha, Jaguarão, Marques de Souza, Pelotas, Piratini, Santa Rosa, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Venâncio Aires.

Mesmo diante de um quadro de colapso do sistema de saúde, 708 pessoas, no total das ocorrências, insistiram em ignorar a gravidade da Covid-19 e a determinação das autoridades que proíbem a realização de festas, reuniões e qualquer evento que promova aglomeração.

Só em Cachoeirinha, foram registradas duas ocorrências de festa clandestina que reuniam 248 pessoas ao todo.

Em Pelotas, foram flagrados outros dois eventos ilegais com um total de 113 frequentadores descumprindo a medida sanitária para frear a disseminação da Covid-19. Na cidade da metade Sul, guarnições da BM, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito de Pelotas depararam com uma rave com 50 pessoas na localidade de Sanga Funda. Foi confeccionado termo circunstanciado por infração do artigo 268 do Código Penal – infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa – e por perturbação do sossego. No local, ainda houve a autuação de nove veículos em desacordo com previsões do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a apreensão de equipamentos e caixas de som. Em outra rave, no Laranjal, além do recolhimento de itens de sonorização, os policiais apreenderam um simulacro de arma.

Em Uruguaiana, a partir de uma denúncia via telefone, equipes da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu), da BM e da Polícia Civil flagraram uma festa clandestina no interior do município, na localidade do Itapitocai, a 15 quilômetros do centro da cidade. Havia pelo menos 20 pessoas no local, entre crianças e adultos, sem uso de máscaras faciais de proteção e promovendo aglomeração. Além do registro para posterior representação criminal por parte do Ministério Público, o proprietário da residência recebeu multa administrativa de R$ 10,4 mil.

Desde o início da Operação Te Cuida RS, em 25 de fevereiro, com o início do protocolo integrado de fiscalizações entre as forças estaduais de segurança e autoridades municipais, já foram encerradas 126 festas clandestinas no Rio Grande do Sul. Além disso, 3.279 locais foram fiscalizados (324 apenas neste sábado) para verificação do cumprimento das determinações previstas para a bandeira preta e da vedação de funcionamento de atividades entre 20h e 5h.

Nessas ações, foram conduzidas a delegacias de polícia 87 pessoas para registro de infração das medidas sanitárias desde o início da ofensiva. Em todo o período, a Operação Te Cuida RS já realizou a abordagem de 20.640 pessoas para orientação sobre as restrições.

A Operação Te Cuida RS prossegue neste domingo, com foco especial em prevenir e coibir aglomerações em razão da final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio.