UPA Moacyr Scliar atende mais de 50 pacientes graves com Covid esperando transferência

Gerente Jaqueline Cesar Rocha alerta que número só deve baixar caso população atenda aos apelos das autoridades

Foto: Grupo Hospitalar Conceição/Divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, uma das mais movimentadas de Porto Alegre, segue nesta sexta-feira com superlotação e atendendo apenas casos de maior gravidade. No início da tarde, havia 50 pacientes esperando transferência, 43 deles com Covid-19, e 14 em condições que exigem um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Quatro fazem uso de ventilação mecânica.

A gerente da UPA, Jaqueline Cesar Rocha, explicou que, devido ao volume de pacientes em observação e a gravidade do quadro, que demanda um maior número de profissionais, a unidade recebia apenas pacientes com classificação de maior risco. Com relação à superlotação dos Pronto Atendimentos, a gerente afirmou que somente a redução do número de casos novos pode mudar o cenário.

Com relação ao movimento no Centro de Atendimento Respiratório Covid-19, a gerente informou que a busca é menor que anteriormente, já que pacientes com sintomas leves vêm sendo orientados a procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre. “Em compensação, temos tido volume elevado de pacientes graves, por isso a superlotação, pois a maioria precisa de internação”, ressaltou.