A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, anunciou, em live no fim da manhã desta sesta, após uma reunião com o Comitê municipal de Enfrentamento à Covid-19, que o município entra em lockdown neste fim de semana. O decreto, publicado nesta tarde, estabelece restrições mais rígidas de circulação, entrando em vigor às 6h deste sábado, e até as 5h de segunda-feira.
Farmácias e drogarias não terão restrição para o funcionamento, mas deverão comercializar apenas medicamentos no período. Clínicas médicas, odontológicas e veterinárias foram autorizadas a funcionar, mas apenas para atender casos de emergência.
Restaurantes podem funcionar apenas no sistema delivery. Já os postos de combustíveis podem operar sem restrição, embora fechando as lojas de conveniência. Hospitais e Unidade de Saúde e Pronto-Atendimento ficarão abertos para atender ao público.
Supermercados e hipermercados podem funcionar, mas com a presença de apenas uma pessoa por família/residência no local. A atividade industrial pode operar com restrições, sendo autorizados apenas serviços que não podem sofrer interrupção, sem prejuízo à produção.
Paula Mascarenhas relatou um “clima de guerra de enfrentamento ao cornavírus” e disse que, apesar dos esforços da Secretaria Estadual da Saúde em abrir novos leitos, a população precisa ajudar mais. “Nós estamos vendo a necessidade de expandir a rede hospitalar e estamos fazendo isso a expansão da rede de auxílio e tratamento da Covid-19 no município. Mas apenas isso, como estamos observando nos últimos dias, não basta”.
Na segunda-feira, sertão abertos mais oito leitos de enfermaria no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e mais quatro leitos de UTI específicos para tratamento da Covid-19 na mesma instituição. Seis novos leitos de UTI Covid-19 também serão abertos no Hospital Universitário São Francisco de Paula. Números que correspondem a um aumento de 20% na capacidade de assistência hospitalar na região, em uma semana.
Na última quarta-feira, 10 novos leitos para o atendimento exclusivo da Covid-19 foram inaugurados no Hospital Beneficência Portuguesa de Pelotas, mas que imediatamente após a ação foram ocupados por pacientes positivados para a doença. Segundo a prefeita, Pelotas mantém índice superior a 100% de ocupação nas UTIs, com 52 pessoas internadas nesta sexta.