Após transferências, Hospital Vila Nova abre cem leitos de enfermaria para Covid-19

Pessoas não-infectadas com o coronavírus serão realocadas em clínica, na zona Sul da Capital

Equipe da prefeitura visitou as instalações do hospital na última segunda-feira. Foto: Mateus Raugust/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta sexta-feira (5), a transferência dos pacientes não-Covid internados no Hospital Vila Nova, que passa a contar com mais cem leitos de enfermaria, ou leitos de retaguarda, dedicados à doença causada pelo coronavírus. A medida foi tomada em razão da crise enfrentada pelo sistema de saúde da cidade, sobrecarregado com o maior número de diagnósticos desde o início da pandemia.

Uma clínica, localizada na zona Sul da Capital, foi contratada para receber as pessoas transferidas do Vila Nova. O trabalho, que já começou, deve ser concluído ao longo do final de semana. “Essa clínica estava toda preparada, com camas, com ar-condicionado, com ligação de gás. A partir de hoje, ela vai receber os pacientes de baixa complexidade”, explica o prefeito Sebastião Melo (MDB).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), chega a 594 o número de vagas de retaguarda abertas por causa da Covid-19 nos últimos 30 dias. Ainda conforme a pasta, 154 leitos de tratamento intensivo foram disponibilizados ao SUS no período. Destes, 83 são novos – distribuídos entre os Hospitais de Pronto-Socorro, Beneficência Portuguesa, Conceição, Independência e Vila Nova. Outros 71 foram reabertos.

“Nós estamos trabalhando com dois pilares. Um deles é a questão do aumento de número de leitos, quer seja de UTI, clínicos ou de retaguarda. Os números são expressivos, mesmo com a pressão que estamos sofrendo agora. O outro é a questão das vacinas, que já estão sendo negociadas através dos consórcios”, ressalta o secretário Mauro Sparta.

Unidades de apoio são criadas para desafogar UBS

Outra novidade anunciada pelos gestores é a implementação de uma rede de apoio às Unidades Básicas de Saúde (UBS), que também vêm sendo pressionadas em razão do grande número de pacientes com sintomas de síndromes respiratórias em Porto Alegre. Ao todo, são doze endereços disponíveis para o atendimento da população durante o final de semana – sendo seis no sábado e seis no domingo.

Confira o endereço das unidades

Locais abertos no sábado (06/03) Endereço Horário
US Parque dos Maias R. Francisco Galecki, 165 8h às 12h
US Santíssima Trindade Av. Vila Santíssima Trindade, 141 8h às 14h
US SESC R. Ernesto Pellanda, 830 8h às 14h
US Vila Floresta Rua Conselheiro d’Ávila, 111 8h às 14h
US Conceição R. Álvares Cabral, 429 8h às 18h
CF Álvaro Difini Rua Álvaro Difini, 520 10h às 20h

 

Locais abertos no domingo (07/03) Endereço Horário
US Tristeza Av. Wenceslau Escobar, 2442 10h às 20h
US Bom Jesus R. Bom Jesus, 410 10h às 20h
Moab Caldas Av. Moab Caldas, 400 10h às 20h
US Lomba do Pinheiro Est. João Oliveira Remião, 6111 10h às 20h
US São Carlos Av. Bento Gonçalves, 6670 10h às 20h
US Assis Brasil Av. Assis Brasil, 6615 10h às 20h