RS vai ter sexta-feira instável, com tarde abafada

Há chance de chuva forte, com aberturas ao longo do dia

Foto: Alina Souza / CP Memória

Muitas nuvens são esperadas no Rio Grande do Sul, no decorrer desta sexta, com a atuação de um centro de baixa pressão e uma frente fria. Há chance de chuva a qualquer hora do dia, sobretudo nas metades Oeste e Norte. Isoladamente, chuva pode ser forte.

No Oeste, o tempo seco predomina. Apesar da instabilidade, ocorrem períodos com melhoria temporária e aberturas de sol. Embora não haja previsão de calor. na maioria das cidades a umidade provoca abafamento.

As mínimas atingem 16ºC em São José dos Ausentes e 17ºC em Vacaria. Já as máximas vão a 29ºC em Santa Rosa e a 31ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 21ºC e 26ºC. No litoral Norte, previsão de marcas entre 21ºC e 26ºC.

Quinta de chuva isolada, mas intensa 

A instabilidade tomou conta de grande parte do Rio Grande do Sul ao longo da quinta-feira com acumulados de precipitação altos em algumas localidades. Entre as regiões que tiveram chuva forte a torrencial, Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, teve alagamentos e somou até 62 mm em algumas partes da cidade.

Foram episódios isolados de chuva intensa. Para se ter ideia, no caso do Vale dos Sinos, enquanto Novo Hamburgo anotou mais de 60 mm em alguns locais, na vizinha cidade de Campo Bom a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 12 mm.

A chuva isolada e volumosa decorre de uma área de baixa pressão que interagiu com o ar mais quente e úmido. Nesta sexta, episódios do tipo podem se repetir.