Municípios do Vale do Rio Pardo decidem fazer lockdown no fim de semana

Já Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) defende que decisão deve partir do governo estadual

Foto: Rádio Guaíba / Arquivo

Os municípios que compõem o Vale do Rio Pardo devem realizar um lockdown neste final de semana. A medida, que tenta impedir o avanço da pandemia do coronavírus na região, se definiu em reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), realizada na tarde desta quinta-feira.

As medidas estabelecidas envolvem restrição da circulação de pessoas entre as 20h desta sexta e as 5h da próxima segunda. No entanto, diferente do estabelecido no litoral Norte, no Vale do Rio Pardo os supermercados poderão abrir e as farmácias vão poder funcionar sem ser apenas pelo sistema de tele-entrega.

Conforme a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), todos os prefeitos da região entraram em acordo. Além disso, a proposta prevê que fique a cargo de cada município tomar decisões mais restritivas.

Já em nota, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), defendeu que a decisão de instituir lockdown, seja no Vale do Taquari ou em outra região, deva partir do governo estadual, que desde o início da Covid-19 vem impondo as regras de distanciamento controlad. Foi o caso da suspensão da cogestão, em vigor desde a semana passada.

O documento da Amvat também destaca que o principal problema está nas aglomerações e festas clandestinas e não nos setores econômicos, e que o cenário atual exige cautela e conscientização de todos, principalmente, na adoção do uso de máscara, distanciamento social e cumprimento dos protocolos da bandeira em vigor.

A Região dos Vales, da qual fazem parte os vales do Rio Pardo e do Taquari, registra o pior cenário em relação a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com taxa de 124,2%. Atualmente, são 185 pacientes para 149 leitos, 76,2% deles com diagnóstico confirmado de coronavírus.