Municípios do Litoral Norte decidem fazer lockdown no fim de semana

Decretos entrarão em vigor a partir da meia-noite de sexta-feira

Foto: Alina Souza/CP
Após reunião realizada nesta quarta-feira, municípios do Litoral Norte decidiram decretar lockdown na região durante o primeiro fim de semana de março, entre os dias 6 e 7. A medida pode ser adotada por todas as cidades litorâneas e da encosta da serra. O principal objetivo é diminuir a propagação do coronavírus.
Além de levar em conta os índices elevados de contaminação e óbitos no litoral, a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) acatou orientação do Centro de Operações de Emergência (COE) da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O lockdown prevê o fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo supermercados, durante o sábado e o domingo. Farmácias devem funcionar com sistema de tele entrega, assim como os restaurantes. Postos de combustíveis permanecerão abertos, mas com o fechamento das lojas de conveniência. Todas as demais atividades não essenciais devem parar da meia-noite de sexta-feira até as 5h da segunda-feira. As atividades essenciais permanecerão em funcionamento durante todo o período.
A região registra 108,3% de lotação nas UTIs. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 125,3%.
A decisão desta quarta-feira contou com maioria de votos dos prefeitos da Amlinorte, que optaram por restringir ainda mais as medidas do decreto estadual vigente. Alguns municípios foram desfavoráveis a manter as regras estaduais alegando algumas peculiaridades. É caso de Santo Antônio da Patrulha, que não aderiu ao lockdown por não ter faixa de praia.
“Nossa proposta é aliviar a tensão no sistema de saúde, que se encontra completamente esgotado no Litoral Norte do RS”, é o que explica o presidente da Amlinorte, Flori Werb, prefeito de Itati.