Operação da PF combate crime de descaminho de bebidas alcóolicas na fronteira com o Uruguai

Grupo criminoso estaria utilizando sites de compra e venda de mercadorias pela internet para comercializar clandestinamente bebidas alcóolicas

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Destilados com o objetivo de repressão ao descaminho de bebidas na fronteira com o Uruguai. Estão sendo cumpridos de dois mandados de busca e apreensão.

A investigação teve início em agosto de 2020, após a apreensão de 16 volumes de mercadorias estrangeiras que estavam sendo enviadas através dos Correios para outros estados da federação, sem o pagamento dos tributos devidos. Diligências apontaram que o grupo criminoso estaria utilizando sites de compra e venda de mercadorias pela internet para comercializar clandestinamente bebidas alcóolicas, principalmente destilados como vodcas, gim, licores e whisky, todas de origem estrangeira, as quais eram adquiridas na região de fronteira.

Além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, também foram executadas quebras de sigilos fiscais e bancários, sequestro de um veículo e medidas cautelares alternativas à prisão contra um investigado.

Os investigados poderão vir a ser indiciados pela prática do comércio ilegal de bebidas importadas pela internet e responder pelos crimes de descaminho, associação criminosa, falsificação de documento e lavagem de capitais. As penas máximas, somadas, podem chegar a 22 anos de prisão.