Segundo dia de vacinação dos profissionais de saúde em Porto Alegre vai começar mais cedo

Manhã desta segunda-feira teve movimentação intensa no Centro Modelo e no Posto de Saúde do IAPI

Foto: Alina Souza / CP

O segundo dia de vacinação de profissionais de saúde de entidades setoriais, em Porto Alegre, vai começar mais cedo nesta terça-feira. A imunização nos Centros de Saúde Modelo, na rua Jerônimo de Ornelas, no bairro Santana, e do IAPI, na rua Três de Abril, na zona Norte da Capital, vai ter início às 8h, e não mais às 10h. A aplicação da vacina Coronavac nos profissionais de 60 anos ou mais prossegue até as 17h.

No dia 6 de fevereiro, eles receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus em um mutirão realizado em Porto Alegre. O cronograma de imunização por faixa etária, estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), busca evitar aglomerações. Na quarta e quinta-feira, é a vez dos profissionais de 55 anos ou mais; e na sexta-feira, dos demais. Para receber a segunda dose, os profissionais deverão apresentar a carteira de vacinação da Covid-19, onde consta o registro da primeira dose, e documento de identificação com CPF.

O mutirão mobilizou entidades setoriais como o Conselho Regional de Medicina (Cremers), Sindicato Médico (Simers), Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Conselho e Associação de Odontologia e conselhos de Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia e Psicologia.

Os profissionais que foram vacinados com a Oxford/Astrazeneca terão prazo de 12 semanas a partir da primeira dose. Todos os vacinados no mutirão do dia 6 de fevereiro receberam essa informação no ato da aplicação.

Na manhã de segunda-feira, os dois postos de saúde, Modelo e IAPI, tiveram um movimento intenso de profissionais de saúde. Longas filas se formaram desde as primeiras horas da manhã. No entanto, pessoas com orientação dos servidores municipais dos dois postos procuraram manter distanciamento na fila.