Pela primeira vez, mais de 500 pacientes com Covid-19 recebem atendimento em leitos de UTI na capital

No sábado, capital chegou ao patamar de 101,2% de ocupação

Foto: Ricardo Giusti/CP

O sistema de monitoramento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) registra pela primeira vez, no início da tarde desta segunda-feira, 510 pacientes com coronavírus confirmado em leitos de UTI em Porto Alegre. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esse é o maior número de pacientes nessa situação, desde o início da pandemia. Ontem à tarde, eram 467 com o diagnóstico confirmado em leitos de tratamento intensivo.

O índice de ocupação total é de 99,42%, com dez hospitais operando no limite ou acima dele. Dos 882 leitos disponíveis, havia 863 ocupados e 14 bloqueados, às 16h. No sábado, a capital chegou ao patamar de 101,2% de ocupação. 

Os hospitais Santa Casa, Independência, Restinga, Cristo Redentor, Divina Providência, Ernesto Dornelles, São Lucas e Fêmina tinham 100% de ocupação. Atendiam acima da capacidade máxima, nesse mesmo horário, o Vila Nova, com 105%, e o Moinhos de Vento, com 115,15%. Cenário preocupante também era registrado em hospitais referência no tratamento da Covid-19, como o Clínicas, que opera com 95,71%, e o Conceição, que registra 96% da lotação máxima.

Além dos 510 com a doença confirmada, havia outros 48 pacientes aguardando diagnóstico em leitos de UTI. Mais 156 pessoas positivadas para coronavírus seguiam esperando, em emergências, uma vaga de UTI, assim como outras 15, em razão de doenças diferentes. A rede hospitalar tinha ainda 72 enfermos recebendo ventilação mecânica em leitos de enfermaria.