Contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU 2021 poderão quitar a dívida em até dez vezes, com o primeiro vencimento em 8 de março. As guias foram entregues pelo correio na segunda quinzena de fevereiro. O documento de arrecadação também pode ser acessado no site da prefeitura, mediante informação da inscrição do imóvel, ou solicitado pelo telefone 156, selecionando a opção 4.
Conforme o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, o recolhimento fora dos prazos onera o contribuinte e é prejudicial para o Município. “Observar o prazo do dia 8 é o que aconselhamos”, disse. Do total dos valores arrecadados do IPTU, pelo menos 25% são destinados à educação e 15% aplicados em saúde, conforme a Constituição, e o restante utilizado em serviços prestados pela prefeitura à população.
As guias serão enviadas mensalmente para o endereço cadastrado ou para o endereço de correspondência informado. Para aderir ao parcelamento, a primeira parcela deve ser paga até o dia 8. Em caso contrário, todo o lançamento é inscrito em dívida ativa automaticamente, incidindo juros e multa.
As parcelas vencem sempre no dia 8 de cada mês. Quando não houver expediente bancário nesse dia, o vencimento fica adiado para o próximo dia útil. Para facilitar o pagamento em dia, a Secretaria da Fazenda indica o débito em conta. A partir de 2021, o contribuinte também pode quitar as parcelas com o cartão de crédito.
O pagamento deve ser feito em lotéricas e na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Banco Original).