Pelo segundo dia, Porto Alegre ultrapassa a marca de 100% de ocupação em UTIs

Capital tem 858 pessoas internadas, sendo mais da metade com diagnóstico de Covid-19

Apesar de aumento do contágio por Covid-19, ocupação de UTIs no RS apresenta estabilidade | Foto: Ricardo Giusti/CP

Porto Alegre ultrapassa, na manhã deste domingo (28), a marca de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva ocupados, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). É o segundo dia seguido que a Capital registra ocupação acima da capacidade.  Às 8h30, havia 101% dos leitos ocupados nos centros de terapia intensiva. Mesmo percentual registrado no final da tarde e noite desse sábado. Dos 862 leitos operacionais, 11 estão bloqueados nesta manhã, enquanto 860 pacientes são tratados. Desse contingente, 443 têm diagnóstico positivo para o coronavírus e outros 74 são considerados casos suspeitos.

O número de pessoas com Covid-19 na emergência aguardando uma vaga na UTI é de 136 nesta manhã. Dos 17 hospitais monitorados pela Secretaria da Saúde, dez operam com lotação completa nas UTIs (Moinhos de Vento, Santa Casa, São Lucas, Divina Providência, Vila Nova, Hospital de Pronto Socorro, Independência, Restinga, Vila Nova e Santa Ana). A maior ocupação ocorre no Hospital de Pronto Socorro (HPS), que opera com 156% da capacidade, seguido do Moinhos de Vento, com 115%, e Santa Casa, com 104%.

De acordo com o balanço mais recente da SMS, Porto Alegre já superou a marca de 103 mil casos de Covid-19. A doença causada pelo coronavírus está relacionada a 2.385 óbitos na cidade.