Guarda Municipal flagra mais de 20 estabelecimentos abertos na noite desse sábado

Foto: Mauro Schaefer/CP

A Guarda Municipal flagrou ao menos 21 estabelecimentos comerciais abertos após as 20h desse sábado, em descumprimento ao regramento da pandemia, que proíbe o funcionamento entre as 20h e 5h. A Guarda fez operação especial, junto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar, para garantir o cumprimento das normas da bandeira preta, conforme decreto estadual, e coibir as aglomerações.

Foram fiscalizados os bairros Menino Deus, Glória, Nonoai, Cavalhada, Ipanema, Tristeza, Cristal, Cidade Baixa, Moinhos de Ventos, Bom fim, Rio Branco e Santa Cecília. Os bares, lancherias, lojas de conveniência e pizzarias que estavam abertos foram orientados a fechar. Os donos acataram a determinação dos agentes.

Durante o dia desse sábado, a Guarda Municipal recebeu 45 denúncias de descumprimento do decreto estadual da pandemia. Um salão de beleza na avenida Nilo Peçanha, uma loja no Sarandi e um bazar na Restinga foram orientados a fechar. Três jogos de futebol que ocorriam em quadras do Parque Marinha do Brasil, na avenida Juca Batista e na rua Otavio Santos foram encerrados.

O comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, afirma que, em geral, o movimento foi menor. “A redução do número de pessoas nas ruas indica que a população entendeu a gravidade da situação da doença, mas a fiscalização continuará enquanto o decreto estiver em vigência. Com a alteração do horário do jogo deste domingo, 28, esperamos que o movimento continue baixo”, conclui.