Um dia após o Ministério da Saúde anunciar a compra de 20 milhões de doses da vacina indiana contra Covid-19 Covaxin, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta sexta-feira que vai inspecionar a fábrica da Bharat Biotech. O pedido, segundo a agência, partiu do laboratório, ainda em 13 de fevereiro.
A vistoria ocorre entre 1º e 5 de março. Se tudo estiver de acordo com as exigências sanitárias brasileiras, a planta da Bharat Biotech recebe Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). O documento leva em conta processo de trabalho, estruturas físicas da área de produção, armazenamento e laboratórios de controle de qualidade, além de toda a documentação do sistema de garantia de qualidade da empresa.
O CBPF é uma exigência da Anvisa para a concessão da autorização de uso emergencial ou registro sanitário de vacinas contra a Covid-19. Vale destacar que a Bharat Biotech ainda não entrou com processo na Anvisa para estudos clínicos da vacina nem para uso emergencial. Na Índia, o produto começou a ser aplicado emergencialmente antes mesmo das conclusão da fase 3 (pré-registro) dos testes, o que gerou críticas entre a comunidade científica.