Considerado um centro de abastecimento, o Mercado Público de Porto Alegre vai seguir aberto, durante o período de bandeira preta no Rio Grande do Sul. Em nota, a ssociação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), divulgou que o complexo funciona com restrições a partir deste sábado.
Restaurantes devem operar com delivery e/ou pegue leve, e não podem servir alimentos para serem consumidos no local. As lojas devem operar com 30% do quadro de funcionários, sendo que as externas não podem dar acesso a clientes para o interior do Mercado.
Totens de higienização com álcool gel, com acionamento por pedal, devem estar localizados nos quatro portões de acesso. Além disso, as lojas devem disponibilizar álcool gel para clientes e funcionários, e o uso de máscaras é obrigatório. Qualquer pessoa flagrada sem o acessório pode ser retirada do prédio. Os seguranças também foram orientados a aferir a temperatura de quem deseja acessar o Mercado. Não é permitida a entrada a quem estiver acima de 37,5°C.
O refeitório dos funcionários permanece fechado para evitar aglomeração. Para fazerem refeições, eles terão à disposição um espaço localizado no segundo andar.
“Orientamos nossos clientes que podem garantir os produtos comercializados aqui por meio de tele-entrega ou pelo site das nossas bancas. É uma opção que pode ser utilizada neste período”, sugere a presidente da Ascomepc, Adriana Kauer.