Guarda Municipal fecha dois bares que descumpriam decreto em Porto Alegre

Estabelecimentos seguiram funcionando após as 20h

Pelo menos dois estabelecimentos comerciais foram fechados, na noite desta sexta-feira, em Porto Alegre. Ambos foram alvo de operação conjunta de órgãos de segurança, que prossegue em bairros como Cidade Baixa, Moinhos de Vento e Centro Histórico. O reforço do policiamento, no sentido de garantir o cumprimento do decreto estadual que restringe atividades em função da pandemia de coronavírus, é realizado das 20h às 5h.

Os patrulhamentos envolvem agentes do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) e do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), além de fiscais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Antes, somente os do 9º BPM compunham as operações com a Guarda: “Esta integração possibilita aumentar ainda mais a área da cidade a ser fiscalizada”, explica o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Uma das ocorrências se registrou na rua Fernando Machado, no Centro Histórico. Um bar seguia operando com atendimento ao público após as 20h, e precisou ser fechado. O outro estabelecimento, uma pequena lanchonete localizada na Praça Rui Barbosa, ao lado do Centro Popular de Compras (CPC), no Centro, também atendia de forma irregular.

Na segunda ocorrência, a lanchonete tinha lona em frente à porta. Quando os guardas municipais foram verificar o funcionamento, encontraram cinco pessoas consumindo alimentos e bebidas no local. Todos foram convidados a se retirar.

Em vias como rua da República, Lima e Silva, rua dos Andradas, Padre Chagas e Dinarte Ribeiro, o movimento era considerado tranquilo até as 23h.