Prefeitura suspende vacinação de profissionais de saúde por risco de contágio em Porto Alegre

Imunização destinada a autônomos reservou 5 mil doses

Foto: Giulian Serafim/PMPA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre suspendeu a vacinação das categorias de profissionais de saúde autônomos, prevista para esta sexta-feira. Conforme a SMS, a suspensão se deu devido “à intensa procura por informações de várias categorias de profissionais de saúde desde o anúncio do início da vacinação” desse segmento.

Ainda de acordo com a SMS, o motivo é “o grande risco de aglomeração nos dois locais indicados: o Centro de Saúde Modelo e o Postão do IAPI”. Segundo a pasta, a implementação da bandeira preta e a suspensão da cogestão tornaram “ainda mais necessária” a decisão.

Em nota, a SMS “reforça que, mesmo entendendo ser fundamental a imunização dos profissionais da saúde e tendo feito enorme esforço para destinar 5 mil doses” para esse fim, é arriscado demais “reunir tantas pessoas nos mesmos locais, colocando todos em risco de contágio”.

A SMS ainda destacou que as doses para os profissionais de saúde continuarão reservadas até a definição de um novo modelo “mais apropriado e seguro” para a imunização.

Fica mantida a vacinação para os idosos a partir de 82 anos, mas 21 unidades de referência da Capital e em dois drive-thrus: nos hipermercados Big Sertório e Big Barra Shopping.