Decisão judicial suspende aulas presenciais na rede municipal de Porto Alegre

Medida vai vigorar enquanto a capital gaúcha estiver em bandeira preta

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Estão suspensas, a partir desta quinta-feira, as aulas presenciais nas escolas municipais de Porto Alegre. A medida vai vigorar enquanto a capital estiver em bandeira preta, independentemente de eventual flexibilização de protocolos em decorrência da cogestão do modelo de distanciamento controlado. A decisão é da juíza Rada Maria Metzger Kepes Zaman, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

Segundo a magistrada, “quando Porto Alegre adentra no mais grave momento da pandemia da Covid-19, impõe-se o retorno das aulas presenciais na Educação Infantil e no 1º e 2º anos”. Ela refere que a taxa de ocupação dos leitos operacionais está acima dos 96%, além de dezenas de pacientes em emergência aguardando leito.

A Juíza pondera que expor os profissionais de educação, demais integrantes da rede escolar, os alunos e seus familiares – no momento mais crítico da cidade durante a pandemia de Covid-19, fere o direito da manutenção à saúde e à vida.

“Ademais, as escolas se mantiveram fechadas durante quase um ano e no pior cenário da Pandemia de Covid-19 retomarem as atividades presenciais viola frontalmente os direitos dos representados pelo autor protegidos constitucionalmente, como o direito à saúde, à vida e a dignidade humana. Vale lembrar que o art. 196 da CF/88 dispõe que é dever do Estado buscar a redução do risco à doença.” Ou seja, explica, o Poder Público não pode promover ações que acabem produzindo o efeito contrário.

Ontem, 244 das 251 escolas municipais e comunitárias haviam iniciado o ano letivo em Porto Alegre. Sem informar o percentual de adesão, a prefeitura da Capital garantiu que cerca de duas mil crianças foram levadas às instituições para o retorno presencial da educação infantil.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que a secretária Janaina Audino já determinou o cumprimento da decisão judicial.

Confira a nota oficial da prefeitura de Porto Alegre:

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre acatou a decisão em caráter liminar da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, proferida na madrugada desta quinta-feira, 25, que suspendeu as aulas presenciais nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Não houve pedido prévio de informações pela Justiça à Secretaria Municipal de Educação. A decisão não cita as redes privadas.
A Smed orienta as escolas que organizem o retorno das crianças às famílias, da melhor forma possível e entende que essa situação pode gerar algum tipo de transtorno.
A secretaria reitera que o plano de retorno às aulas presenciais foi elaborado com base em rígidos protocolos sanitários, com orientação da Secretaria Municipal de Saúde, e após amplo diálogo com os servidores, Ministério Público e entidades representativas dos setores da saúde.