Candidato à prefeitura de Porto Alegre em 2020, José Fortunati anunciou a saída do PTB. Ele decidiu deixar a sigla em função de possíveis dificuldades na candidatura a deputado federal pelo partido em 2022. Assim, Fortunati ingressou no PROS e já assumiu como presidente estadual da sigla.
O ex-prefeito afirmou que a presidência nacional do partido deu “carta branca” para que ele possa assumir o partido com a “missão de construir o PROS no Rio Grande do Sul, pensando no futuro”. A esposa do político, Regina Becker Fortunati, continua no PTB e se vai se candidatar a deputada estadual pelo partido, novamente, em 2022.
O PROS é o quinto partido no qual Fortunati se filia. No início da carreira política, em meados dos anos 80, ele ajudou na fundação do PT, sigla pela qual se elegeu deputado estadual, deputado federal e vice-prefeito de Porto Alegre. Depois, pelo PDT, Fortunati se tornou prefeito da capital. O político também passou pelo PSB e, no ano passado, se filiou ao PTB, legenda pela qual voltou a concorrer à prefeitura.
Em outubro, Fortunati renunciou à disputa, na semana do primeiro turno, em função do indeferimento do candidato a vice pela Justiça Eleitoral. No mesmo momento em que anunciou a renúncia, em formato de live, o então partido, PTB, fazia um comício para anunciar o apoio a candidatura do atual prefeito, Sebastião Melo (MDB).