A Associação Brasileira de Angus abriu, nesta terça-feira (23), as inscrições para o Teste de Eficiência Alimentar Angus 2021, promovido em parceria com a Embrapa Pecuária Sul. A prova, que iniciará no dia 10 de maio, avaliará o Consumo Alimentar Residual (CAR), o Ganho de Peso Residual (GPR), o Consumo e Ganho de Peso Residual (CGPR), além de características de carcaça como Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea na Picanha (EGP), Espessura de Gordura Subcutânea de Costela (EGS), Percentagem de Gordura Intramuscular (GIM) e perímetro escrotal (PE) de animais nascidos de 15/07/2019 a 15/10/2019. Os criadores interessados em submeter seus exemplares à análise têm até o dia 19 de abril para realizar as inscrições através do e-mail [email protected].
O teste terá duração de 90 dias. Como de costume, os primeiros 20 dias serão de adaptação dos animais à alimentação e a estrutura do local da prova, que será realizada nas instalações de confinamento da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). Os outros 70 dias serão destinados à fase de avaliação. Para participar, os exemplares, tanto Puros de Origem (PO) quanto Puros Controlados (PC), precisam ter avaliação de desmama e sobreano, além de estarem classificados entre os 30% superiores para Índice Final no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). É sugerido exame andrológico e peso mínimo de 400 quilos para os reprodutores que participarão da prova. É necessário ainda apresentar teste negativo para brucelose e tuberculose. A prova deve ser finalizada em 10 de agosto.
A expectativa, de acordo com o médico veterinário e gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, é que o número de reprodutores na prova seja superior ao do teste de 2020, quando 18 exemplares de 11 propriedades foram avaliados. “Esperamos ter uma adesão maior dos criadores nesta edição. Isso porque, nunca foi tão importante avaliar essas características nos animais. Apesar da valorização do boi gordo, o valor dos insumos subiu muito. Ser mais eficiente é ser mais lucrativo, é deixar mais dividendos as propriedades”, destaca. Para Pivato, a prova também representa mais um importante passo para a evolução da genética da raça. “As provas são essenciais para a construção de populações de referências e para abastecer os dados dos programas de melhoramento”, ressalta.
O valor do teste será de R$ 2.300,00 à vista ou R$ 2.400,00 parcelado (em até 4x) para um animal. Criadores que tiverem interesse em inscrever mais de um exemplar na prova devem consultar a Associação para verificar formas de pagamento e descontos através do e-mail [email protected] ou do telefone (51) 99739-5949. O frete de ida e de volta dos touros será subsidiado pela Angus. O pagamento das inscrições ocorrerá somente após o início do teste.