O número de pacientes com diagnóstico confirmado de coronavírus recebendo tratamento intensivo bateu mais um recorde em Porto Alegre, desde o início da pandemia. Até as 19h desta quarta-feira, havia 400 pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o que corresponde a um acréscimo de 18 pessoas internadas em relação a ontem.
De acordo com o sistema de monitoramento das UTIs atualizado pela Secretaria Municipal da Saúde, a capital conta com 843 leitos de Unidades de Terapia Intensiva, 789 deles ocupados, o que indica uma taxa de ocupação total de 96,81%. Além disso, o levantamento aponta a existência de 32 leitos bloqueados, por diferentes razões, como falta de pessoal.
Há ainda 49 pacientes com suspeita de Covid em leitos de terapia intensiva e 67 em emergências, já com a Covid confirmada, esperando remoção para vaga em UTI.
Seis hospitais seguem operando com capacidade máxima
A situação em hospitais da capital não é diferente em relação à ocupação. A UTI do Hospital Moinhos de Vento registra ocupação de 104,55% e as dos hospitais São Lucas, Mãe de Deus, Vila Nova, Independência e Restinga, 100%.
As instituições referência em combate ao coronavírus também atingem ocupação alarmante: a Santa Casa ocupa 95,73% dos leitos, o Conceição 97,33% e o Clínicas 97,42%.
Casas de saúde ampliaram capacidade hospitalar
Diante do cenário à beira de um colapso do sistema hospitalar, ao menos três hospitais da Capital comunicaram medidas de ampliação da capacidade.
A partir desta quarta, o Hospital de Clínicas passa a operar com 105 leitos de UTI para atendimento de pacientes infectados pela Covid-19. De acordo com a casa de saúde, o aumento representa a capacidade máxima operacional de leitos críticos da instituição. Além disso, agora o hospital dispõe de 62 leitos de enfermaria em funcionamento para casos de coronavírus.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição também ampliou os leitos de UTI. A partir desta quarta, a instituição passa a contar com 116 vagas para tratamento intensivo, o que corresponde a um acréscimo de 36 leitos, em relação à última ampliação realizada na semana passada. Além dessa ação, houve aumento de leitos Covid também na Emergência do hospital, passando de seis para 20.
Já o Hospital Moinhos de Vento abriu mais 10 leitos de terapia intensiva em unidade de retaguarda. No entanto, a tenda destinada a atendimentos de pacientes com sintomas gripais e suspeita de Covid-19 vai ficar fechada, com objetivo de realocar os esforços para o atendimento da Emergência, que só recebe casos classificados como vermelho e laranja, considerados mais graves. O Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do hospital também decidiu manter a limitação de transferência de pacientes que necessitem de leitos no Centro de Terapia Intensiva. Essa medida é reavaliada diariamente pela instituição.
Hospitais fazem apelo à população
Em nota, os hospitais também reforçaram o apelo para que as pessoas que não tenham consultas de urgência evitem ir até as casas de saúde. Além disso, segue a orientação para que a população se mantenha atenta às normas de proteção e de isolamento social.
*Atualizada às 19h10min