Covid-19: Porto Alegre volta a bater recorde de internações em UTIs

UPA Moacyr Scliar fecha para novos pacientes e, nos hospitais, equipes atendem perto ou acima da capacidade

Foto: Maicon Hinrichsen / Secom / Divulgação / CP

O número de pacientes com coronavírus internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em Porto Alegre, voltou a bater recorde na tarde desta terça-feira. Até às 15h, os hospitais da capital tinham 382 pessoas com a doença confirmada recebendo tratamento intensivo – 25 a mais em relação a ontem, quando eram 357.

De acordo com o sistema de monitoramento das UTIs atualizado pela Secretaria Municipal da Saúde, a capital conta com 782 leitos de Unidades de Terapia Intensiva ocupados de um total de 846, com taxa de ocupação de 96,31%.

Há ainda 49 pacientes com suspeita de Covid em leitos de terapia intensiva e 47 em emergências, já com a Covid confirmada, esperando remoção para vaga de UTI.

UPA com capacidade esgotada

A UPA Moacyr Scliar, em Porto Alegre, também opera com capacidade hospitalar esgotada na tarde desta terça-feira. Em nota emitida pela direção do Grupo Hospitalar Conceição, mantenedor da UPA, o acúmulo de pacientes em observação ultrapassou a capacidade física de atendimento, com a ocupação plena dos equipamentos disponíveis e a mobilização de toda a equipe assistencial. “Tal situação impede a aceitação de novos pacientes enquanto perdurar a lotação”, esclarece o texto.

Hospitais operando no limite

A situação em hospitais da capital não é diferente em relação à ocupação. A UTI do Hospital Moinhos de Vento registra ocupação de 107% e as dos hospitais São Lucas, Mãe de Deus, Vila Nova, Independência e Restinga, de 100%.

As instituições referência em combate ao coronavírus também atingem ocupação alarmante: a Santa Casa ocupa 94,55% dos leitos, o Conceição tem 97,33% e o Clínicas com 95,48%. No Ernesto Dornelles, o índice é de 97,5%, depois de ter chegado a 130% mais cedo.