Onze instituições gaúchas de ensino público e federal se juntaram em apoio às medidas mais restritivas para o controle da pandemia, em nota divulgada no início da tarde desta segunda-feira. A manifestação se baseia em indicadores epidemiológicos mostrando, nas últimas duas semanas, o “agravamento da pandemia e saturação do sistema de saúde”. A semana começou com 11 regiões sob bandeira preta no mapa preliminar de risco para a Covid. Dado que coloca 68,4% da população gaúcha em regiões com possibilidades altíssimas para o contágio do coronavírus.
A 42ª rodada do modelo, que apresentou recorde de bandeiras pretas, demostra que há um expressivo risco para esgotamento da capacidade hospitalar e disseminação do vírus para mais de dois terços da população. As instituições de ensino também “apelaram às lideranças para que ampliem sua luta por uma campanha de vacinação para todos, no tempo mais breve possível”.
Assinaram o documento a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
A reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda, compartilhou o manifesto.
Nota de apoio das universidades públicas e Institutos Federais do RS às medidas tomadas pelo Governo do Estado do RS no enfrentamento da pandemia do Coronavírus. pic.twitter.com/aZnEcgGgdY
— Lucia Pellanda (@lupellanda) February 22, 2021
Leia a nota na íntegra:
As universidades públicas e institutos federais públicos do Rio Grande do Sul, que subscrevem esta nota, com base nos indicadores epidemiológicos, no agravamento da pandemia e na saturação do sistema de saúde, vêm a público reiterar seu apoio às medidas tomadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Reiteram, também, sua confiança na ciência, nos pesquisadores, em todos os profissionais, especialmente nas equipes de saúde, que responsável e incansavelmente vêm atuando no combate à pandemia da Covid-19.
Por confiarem na ciência, reforçam a importância da vacina e apelam às lideranças para que ampliem sua luta por uma campanha de vacinação para todos, no tempo mais breve possível.
Enquanto isto não acontecer, usar máscaras, manter distanciamento, não aglomerar e manter as medidas de higiene recomendadas são as medidas que tem ajudado no combate ao novo coronavírus.
Nota de apoio das universidades públicas e Institutos Federais do RS às medidas tomadas pelo Governo do Estado do RS no enfrentamento da pandemia do Coronavírus.