MP-RJ pede prisão de técnica de enfermagem por ‘vacina de vento’

Segundo a denúncia, técnica de enfermagem teria se apropriado do material, já que nada foi encontrado depois da falsa aplicação

Imagem: Divulgação / Redes Sociais / R7

O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) denunciou e pediu a prisão preventiva da técnica de enfermagem que aplicou uma ‘vacina de vento’ em um idoso de 90 anos em um ponto de vacinação drive-thru em Niterói, na região metropolitana, no último dia 12.

De acordo com a denúncia, em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o momento em que a profissional da saúde insere a agulha no braço do homem. No entanto, “fica nítido” que ela não aperta a seringa para injetar o imunizante contra a Covid-19.

O MP-RJ diz ainda que na manhã do mesmo dia, a técnica de enfermagem se apropriou da seringa e de 0,5 ml da vacina, pois o material não foi encontrado posteriormente, ato considerado grave. Em depoimento à polícia, a profissional de saúde teria dito que nunca cometeu uma atitude similar e que estava sob efeito de estresse.

“Ela não conseguiu explicar a razão de não ter apertado o êmbolo da seringa para aplicar corretamente a vacina. Falou que nos 10 anos de profissão nunca cometeu tal deslize, que teria sido a primeira vez. É tentar explicar o inexplicável!”, disse o delegado Luiz Henrique Marques.

Ainda de acordo com Marques, o diálogo presente no vídeo mostra que a técnica de enfermagem estava tranquila. Além disso, para o delegado houve ironia na resposta da profissional da saúde quando foi questionada se o procedimento feito estava correto. “Isso demonstra que ela tinha plena consciência do que estava fazendo.”, afirmou.

Com isso, a técnica de enfermagem foi denunciada por peculato e crime contra a saúde pública. As penas podem ser superiores aos 4 anos de prisão.