Porto Alegre amplia rede com mais 80 leitos em meio à alta de internações pela Covid

Nos próximos dias, outros cerca de 100 devem entrar em operação

A Prefeitura de Porto Alegre colocou em funcionamento neste sábado, mais 80 leitos para melhorar a capacidade de absorção de emergências em meio à pandemia de coronavírus. Nos próximos dias, outros cerca de 100 devem entrar em operação. As UTIs da cidade mantinham, nessa tarde, 92,3% de ocupação. Mais de 60% das internações envolvem moradores de outras cidades.

Dez leitos de UTI e 70 leitos clínicos foram ofertados pelo Hospital Porto Alegre. Outros dez de UTI e 62 clínicos devem ser contratualizados com o Beneficência Portuguesa, para ingresso na rede o mais rápido possível. Já a Santa Casa vai abrir mais dez leitos de UTI; o Hospital de Clínicas outros dez agora, e mais dez na sequência. Os hospitais Cristo Redentor e Conceição ainda definem com quantos leitos vão reforçar a rede de atendimento.

Suspensas cirurgias sem urgência

Fica suspensa a realização de cirurgias eletivas (sem urgência) e que não tragam prejuízo para a saúde do paciente em curto prazo. A Regulação (encaminhamento dos pacientes aos hospitais) monitora a rede de atendimento (emergências, UPAs, etc) e aloca os pacientes conforme a situação cada caso.