A ordem de início para obras de revitalização no Viaduto dos Açorianos, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, foi assinada nesta sexta-feira (19) pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). A previsão é de que os trabalhos, liderados pela empresa DW Engenharia, comecem em três dias, e se estendam até o mês de agosto.
Serão realizados serviços como a recuperação estrutural de pilares e vigas e o tratamento de fissuras. Cerca de R$ 1,3 milhão serão investidos na recuperação da travessia, que está interditada desde maio de 2020. “Investir em infraestrutura é fundamental para melhorar a vida da cidade. Com o contrato viabilizado, vamos fiscalizar e acompanhar, em parceria com a empresa, para que a entrega ocorra no menor tempo possível”, afirmou Melo.
Conforme o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, a secretaria está trabalhando em um termo de referência para estabelecer que o contrato permita manutenção e vistorias permanentes em viadutos e obras de arte de infraestrutura. “Um dos principais acessos ao Centro, o viaduto tem a história da cidade e não pode ficar interditado e parado tantos meses”, defendeu Mendes Ribeiro.
O edital de licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras no viaduto foi um dos primeiros atos do governo Melo. Um processo similar já havia sido lançado no final do ano passado, mas chegou ao fim sem a apresentação de interessados.