O Gabinete de Crise que define as medidas de prevenção à Covid-19 no Rio Grande do Sul se reúne, na tarde desta sexta-feira (19), para avaliar medidas emergenciais em decorrência do aumento expressivo nas internações pela doença no Estado. A reunião, que acontece semanalmente para a definição da classificação das bandeiras no sistema de Distanciamento Controlado, começa às 14h30min.
Ontem, em entrevista à Rádio Guaíba, o governador Eduardo Leite (PSDB) revelou que pediu um levantamento sobre o avanço do coronavírus na última semana no Estado. Porto Alegre, por exemplo, voltou a apresentar a maior taxa de ocupação dos leitos de UTI, com o registro de 92,53% da capacidade total. Até a tarde dessa quinta, dos 807 leitos disponíveis 731 estavam ocupados, sendo 371 por pacientes relacionados à Covid-19.
O número é superior ao registrado nessa terça, data em que a cidade havia batido recorde de taxa de ocupação das UTIs em 2021. No Litoral Norte, a taxa de ocupação em UTIs também cresceu. Com 57 dos 62 leitos preenchidos, o percentual de 91,9% é 1,6% superior ao registrado nessa quarta. São 33 os pacientes internados, confirmados com a Covid-19, e sete casos suspeitos.
Das sete instituições de saúde monitoradas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes é o que opera 100% da capacidade, com seus dez leitos de UTI adulto ocupados, dos quais sete são enfermos com contaminação por Covid-19 confirmada.