A vacinação para os idosos acima dos 83 anos contra o coronavírus será retomada na próxima semana em Porto Alegre. Sem calendário de imunização neste final de semana, as vacinas remanescentes serão aplicadas em dez postos de saúde credenciados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Não há previsão até o momento da realização de drive-thrus na Capital.
Segundo a Pasta, no momento, não há vacina para outras faixas etárias. Os profissionais da SMS prosseguem com visitas domiciliares para imunizar idosos acamados, além da aplicação da segunda dose em idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, cuidadores, profissionais de saúde e indígenas. As dez unidades de saúde da Capital atendem das 8h às 17h.
Na manhã desta sexta-feira, o movimento voltou a ser tranquilo nas unidades de saúde da Capital. No posto de saúde Camaquã e no Centro de Saúde Modelo, não foram registradas filas. O atendimento dos profissionais que realizavam o cadastramento dos idosos e de quem aplicava o imunizante foi extremamente rápido.
Na unidade de saúde Camaquã, Marta Cezimbra, 84 anos, ficou surpresa com o pouco movimento no posto. “Estou feliz por ter sido vacinada. Espero que todos os brasileiros recebam a vacina”, ressaltou. Moradora do bairro Jardim Vila Nova, Fernanda Peres Magalhães, 83 anos, elogiou a atenção e o carinho dos profissionais de saúde que realizaram a vacinação.
A Secretaria Municipal da Saúde informa que para receber a vacina é preciso que o idoso tenha um documento de identificação e comprovante de residência, pois somente moradores de Porto Alegre podem ser imunizados contra a Covid-19. O atendimento é realizado nas unidades de saúde Camaquã, São Carlos, IAPI, Morro Santana, Clínica da Família Álvaro Difini, Moab Caldas, Assis Brasil, Santa Marta, Centro de Saúde Modelo e Santa Cecília. Já os postos de saúde São Carlos, Morro Santana e Moab Caldas oferecem a possibilidade de vacinação no automóvel.