Rio de Janeiro vai suspender vacinação na quarta-feira por falta de doses

Anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes (DEM), em postagem nas redes sociais

Rio de Janeiro
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro interromperá a vacinação da população carioca nesta quarta-feira (17), segundo o prefeito da cidade Eduardo Paes (DEM), por falta de doses da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan conta o coronavírus. O anúncio foi feito em postagem nas redes sociais, nesta segunda-feira (15).

“Recebi a notícia de que não chegaram novas doses. Teremos que interromper amanhã a nossa campanha. Hoje vacinamos pessoas de 84 anos e amanhã de 83. Estamos prontos e já vacinamos 244.852. Só precisamos que a vacina chegue. Nova leva deve chegar do Butantan na próxima semana”, afirmou Paes.

Como antecipado pelo prefeito, a vacinação na capital fluminense deve ser retomada na semana que vem, a partir da próxima segunda-feira (22). Para manter o calendário de vacinação já anunciado, que prevê a vacinação de pessoas com 80 anos ou mais até o fim da próxima semana e de pessoas com 75 anos ou mais na última semana de fevereiro, será preciso receber novas doses.

Até as 8h20 de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não tinha informação sobre a chegada de novos carregamentos do imunizante. De acordo com a secretaria, são necessárias 36 horas para garantir a distribuição dos imunizantes aos postos de saúde de sua rede.

“A expectativa é que a gente possa manter nosso calendário, se a gente receber mais doses do Ministério da Saúde. A gente está aguardando essa definição, para saber como proceder ao longo da próxima semana”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O Rio já deu a primeira dose da vacina a profissionais de saúde da linha de frente e com mais de 60 anos de idade, idosos em abrigos, quilombolas, indígenas e idosos com 85 anos ou mais. Para essas pessoas, a segunda dose está garantida.

“Hoje o Rio de Janeiro encerra a vacinação de todas as pessoas com 85 anos ou mais. Na semana que vem, a gente inicia a vacinação com a segunda dose da vacina CoronaVac/Butantan”, disse Soranz. Até a noite de ontem (12) 240,5 mil pessoas já tinham recebido a primeira dose.