O ex-presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, foi absolvido no Senado americano por 57 votos contra 43 de seu segundo julgamento de impeachment. A sessão teve início às 15h, horário de Brasília, deste sábado.
O grupo democrata teve apoio de sete republicanos, o apoio mais amplo no sistema bipartidário dentre todas as quatro votações de impeachment de presidente dos EUA – Trump foi o único a sofrer dois processos do tipo. O objetivo dos democratas era que Trump fosse condenado e depois desqualificado politicamente, mas para isso eles precisavam de 17 votos republicanos para alcançar uma maioria de dois terços.
A confusão reinou no Senado por duas horas depois que Jamie Raskin, chefe da acusação, indicou que desejava acesso ao testemunho da legisladora republicana Jaime Herrera Beutler e às trocas de mensagens com o líder da minoria republicana na Câmara Baixa, Kevin McCarthy. Raskin também pediu as notas que a congressista tomou sobre uma conversa entre Trump e McCarthy durante o ataque ao Congresso.