A Secretaria Municipal da Saúde informou, na noite desta quarta-feira, que 3.307 idosos foram vacinados contra Covid-19 no primeiro dia em que as doses puderam ser buscadas na rede pública. Dez postos de saúde e dois drive-thrus aplicaram as doses. A vacinação para pessoas com 90 anos ou mais prossegue, nos mesmos locais (veja endereços abaixo), nesta quinta-feira. A partir de amanhã, também podem receber as doses pessoas com 87 anos ou mais. Na sexta, começa a vacinação de idosos com 85 anos ou mais.
Nos dois drive-thrus, foram vacinados hoje 740 idosos, dos quais 440 no estacionamento do Hipermercado Big da avenida Sertório e 300 no estacionamento do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).
Durante o dia, o movimento se manteve constante na maioria dos postos de saúde que ofereceram a vacina. Os centros de saúde Modelo e IAPI e a Unidade de Saúde Santa Cecília registraram movimentação intensa e formação de fila às 8h, quando começou o atendimento. O Centro de Saúde Santa Marta também imuniza na região central da cidade.
A segunda dose da Coronavac deve ser administrada em 28 dias, para quem já tomou a primeira. Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento de identificação com CPF. O atendimento é por ordem de chegada, sem distribuição de senha. A vacinação ocorre das 8h às 17h.
Vacinômetro
Até o fim da tarde de hoje, Porto Alegre registrou a aplicação total de 71.776 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse número, 51.258 doses foram recebidas por profissionais de saúde; 3.307 por idosos não acamados; 16.141 por idosos, acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições; e 1.038 pelas populações indígena e quilombola.
Onde os idosos podem receber a vacina
Onde os idosos podem receber a vacina sem sair do carro:
– Estacionamento do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na rua Coronel Corte Real, 975, quase esquina com Ipiranga. O acesso dos veículos ocorre pela rua Dario Pederneiras, com saída pela rua Corte Real.
– Estacionamento do Hipermercado Big, na avenida Sertório, 6.600, com apoio do Exército Brasileiro nos quatro estandes de vacinação.