O governo do Estado entrega, nesta quinta-feira, às 10h30mi, em Canoas, mais 15 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento específico de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19. As unidades vão funcionar no Hospital Municipal de Canoas (HMC), antigo Hospital Universitário.
O governador Eduardo Leite, o prefeito Jairo Jorge e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, participarão do evento que completa mais uma das fases do plano para reforço da rede hospitalar do Rio Grande do Sul. O reforço da assistência hospitalar do Estado, no início de 2021, deve disponibilizar 100 novas vagas ou reaberturas de leitos de UTI, além de mais 68 leitos de retaguarda, para serem usados de acordo com a demanda.
Com esse acréscimo, o número de leitos de terapia intensiva exclusivos para casos de Covid-19 em Canoas passa de 59 para 74 no município. Já foram abertos pela Prefeitura, desde janeiro, seis no Hospital de Pronto Socorro e 10 no Hospital Nossa Senhora das Graças.
Em todo o RS, com a abertura ou reativação de leitos de UTI SUS, mais os de retaguarda, a ampliação na estrutura de internação de pacientes graves já alcança 115% – de 933 em março do ano passado para 2.018 em janeiro deste ano.