Comissão é instalada com auxílio emergencial e Orçamento entre prioridades

Formada por 30 deputados e 10 senadores, a CMO é a responsável pela análise da Lei Orçamentária Anual

Foto: Marcelo Camargo/ABr

A Comissão Mista de Orçamento será instalada nesta quarta-feira, às 10h, após vários adiamentos e impasses políticos desde o ano passado no Congresso Nacional. Entre as prioridades, além do Orçamento de 2021 e do enfrentamento à pandemia de Covid-19, está a prorrogação do auxílio emergencial, que beneficiou mais de 67 milhões de brasileiros em 2020.

O início dos trabalhos foi confirmado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após reunião de líderes nesta terça-feira. Formada por 30 deputados e 10 senadores titulares, a CMO é a responsável pela análise prévia das propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PPA (Plano Plurianual), fundamentais para a previsão de receitas e despesas do governo federal.

A prorrogação do benefício é uma das preocupações centrais manifestadas por deputados e senadores nesse retorno às atividades legislativas. A inclusão do programa de forma definitiva no Orçamento da União de 2021 é uma das alternativas negociadas com o Poder Executivo. Senado e Câmara também analisam 14 projetos que pretendem prolongar o benefício.