O telefone 156 da Prefeitura de Porto Alegre registrou, em 20 dias, um aumento de 284% no número de ligações. Nesse período, foram recebidas mais de 51 mil chamadas, com geração de 15.356 protocolos, divulgou hoje a Secretaria de Transparência e Controladoria. A alta decorre de dúvidas dos porto-alegrenses sobre a vacinação contra a Covid-19.
Diariamente, o telefone também teve um aumento de atendimentos significativo, saltando de 1,3 mil ligações para 4 mil. Ainda segundo a pasta, a sobrecarga no sistema também ocorre devido ao aumento no tempo médio de atendimento, de cerca de dois minutos para aproximadamente quatro. No entanto, o recebimento de solicitações da vacina pelos números de Whatsapp disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também vem aliviando o sistema, com 3 mil atendimentos registrados até o momento.
Por conta disso, o secretário da pasta, Gustavo Ferenci, pede para que as pessoas que tenham acesso à internet façam contato pelos canais digitais, onde não há fila de espera. Mesmo assim, para melhorar o atendimento à população, o call center do 156 recebeu reforço de 30% no número de posições.
A secretaria também divulgou dados referentes aos canais digitais da prefeitura. Nas últimas semanas, a procura de informações pela versão on-line, o 156Web-Conecta Cidadão, subiu 1.600%. Pelo aplicativo #EuFaçoPOA, a demanda aumentou 2.700%.
Canais digitais da prefeitura:
Aplicativo #EuFaçoPOA – Oferece vários serviços públicos prestados pelo Município aos usuários de dispositivos móveis, de forma ágil. Para acessar, basta fazer o download nas lojas de aplicativos oficiais em celulares Android ou Apple. O login é feito pelo sistema gov.br, do governo federal, que utiliza o número do CPF para o primeiro acesso.
156Web-Conecta Cidadão – Recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos da prefeitura. É possível registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital, através do 156Web, com acesso pela Central do Cidadão.