O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta terça-feira, que escolheu o deputado federal João Ribeiro Roma (Republicanos-BA) para o cargo de novo ministro da Cidadania. “Da minha parte, está decidido. Pode ser amanhã, 10/02 (a indicação oficial), mas ao que tudo indica será depois do carnaval”, afirmou Bolsonaro.
Roma desbancou outros candidatos, como Márcio Marinho, justamente por seu perfil “mais executivo”. De acordo com o R7, não há perda de vagas na bancada do partido na Câmara dos Deputados com a saída de Roma, uma vez que a suplência será ocupada pela Tia Eron, da mesma legenda.
O ministério da Cidadania é atualmente ocupado por Onyx Lorenzoni, que vai deixar a pasta e assumir a Secretaria-Geral da Presidência. Hoje, a pasta é comandada de forma interina por Pedro Marques, desde a saída de Jorge Oliveira para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Na última terça-feira, Bolsonaro se reuniu com 22 ministros, com exceção do vice-presidente Hamilton Mourão, e negou que fará uma ampla reforma ministerial, como havia sido discutido anteriormente. O presidente disse que, por enquanto, a única mudança será na Cidadania, ministério que cuida do auxílio emergencial e do programa Bolsa Família.