Na manhã desta quarta-feira (10), desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos mais de 5,6 mil litros de insumos para a produção de 8,7 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O voo vindo de Pequim, na China, fez escala no Aeroporto de Lisboa, em Portugal, e chegou ao Brasil às 7h26. Cerca de 20 minutos após o pouso, a carga já começou a ser descarregada. Após a liberação dos insumos pela alfândega, as doses serão envasadas, embaladas e rotuladas para distribuição na sede do Instituto Butantan a partir do dia 23 de fevereiro. Com a chegada do novo lote de insumos, o instituto totaliza 27 milhões de doses da vacina.
O governador João Doria, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, acompanharam a chegada dos insumos a capital paulista. “Hoje no Brasil, praticamente de cada 10 pessoas vacinadas, nove estão recebendo a vacina do Butantan. Com mais este lote, vamos permitir mais vacinação. Vacinando mais pessoas de idade, aquelas pessoas que ficam mais expostas ao vírus da Covid-19. Com muita alegria poderemos atender as outras faixas etárias, de pessoas com menos de 80 anos, mas que com mais de 60 anos fazem parte dos grupos mais vulneráveis. Em todo Brasil chegará a vacina da vida”, disse Doria.
Esse lote é o segundo dos insumos que o Butantan recebe em 2021. O primeiro lote chegou em 3 de fevereiro pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas e as vacinas produzidas com esses insumos vai ser entregue até o dia 23 deste mês ao Ministério da Saúde. A previsão do Butantan é receber, até abril, o total de insumos necessários para produção das 46 milhões de doses contratadas. Desse total, seis milhões foram importadas prontas da China.
O Rio Grande do Sul já recebeu 704.400 doses, que comtemplam juntas as primeiras e segundas aplicações das vacinas contra a doença. 697.803 delas já foram distribuídas e 239.391 já foram aplicadas. A capital gaúcha recebeu 63.397 doses das vacinas de Oxford/Astrazeneca e CoronaVac e, nesta manhã, 67.247 pessoas já foram imunizadas