Profissionais da saúde da Capital devem comprovar atividade para vacinação contra Covid-19

Vacinação pode ser realizada no Centro de Saúde IAPI, na zona Norte da Capital

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A partir desta quarta-feira (10), profissionais da saúde que não foram imunizados contra a Covid-19 poderão tomar a vacina no Centro de Saúde IAPI, localizado na rua Três de Abril, 90, no bairro Passo d’Areia, na zona Norte de Porto Alegre. Para ser imunizado, o profissional deverá comprovar estar na ativa e ser residente na Capital. O local foi definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Servem como documentos comprobatórios da atividade profissional, de acordo com as normativas da Secretaria Estadual de Saúde, carteira de trabalho, crachá da empresa, declaração do empregador ou contracheque. Profissionais liberais podem apresentar conta de luz, em seu nome, para comprovar o local do exercício profissional.

A SMS destinará seis mil doses de vacinas contra a Covid-19 para atendimento deste público. Próximas doses ficam condicionadas ao recebimento de novas remessas de imunobiológicos. Outras sete mil doses estão reservadas para profissionais que atuam em hospitais e que ainda não foram vacinados.

O Centro de Saúde IAPI funcionará das 8h às 17h, de quarta-feira (10), a sábado (13), para vacinar este público.

Nesta quarta-feira, também se inicia o processo de vacinação de idosos, com dez unidades de saúde abertas para aplicar a primeira dose em pessoas com 90 anos ou mais. Para os idosos, o contingente de vacinas destinado pela SMS é de aproximadamente 22 mil. Até as 9h30 desta terça-feira, a Capital vacinou 64.708 pessoas.