Em farmácias, quase 15% dos testes para Covid dão positivo no RS

Índice subiu em relação a novembro, o que preocupa

Foto: Ricardo Giusti/CP

Farmácias de 21 estados e do Distrito Federal apresentaram mais uma alta em número de casos de Covid-19 diagnosticados por meio do teste rápido. O Rio Grande do Sul é um dos estados que, segundo a pesquisa, preocupa pelos sucessivos avanços nesse indicador. O estado “terminou novembro com índices perto de 10% e agora já está com 14,94% (do total)”, enfatiza o relatório. Minas Gerais, São Paulo e Paraná também tiveram crescimento, conforme o levantamento semanal da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Na semana entre 25 e 31 de janeiro, foram registrados 31.349 resultados positivos, o equivalente a 20% de todas as testagens no Brasil. A média de todo o ano passado ficou em 15%.

Na comparação com a semana anterior, somente Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Roraima apresentaram queda ou estagnação no percentual. A situação do Amazonas segue sendo a mais crítica. No estado do Norte, o índice de testes positivos passou de 32,09% para 33,33%.

Em nota, o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, recomenda que as autoridades de saúde ampliem o alerta para Bahia e Pernambuco. “A Bahia ultrapassou pela primeira vez a casa dos 20% (de testes positivos), enquanto Pernambuco vê seus percentuais de confirmações aumentarem por sete semanas consecutivas”, aponta.

No acumulado desde 28 de abril de 2020, as farmácias realizaram 2,71 milhões de testes rápidos, com 440.695 positivos (16%).