O mês de janeiro encerrou com 750 acidentes de trânsito na Capital, redução de 15% em comparação com dezembro de 2020, que registrou 890. Em relação ao mesmo período do ano passado, a diminuição é ainda maior, 19%. Apesar da queda no número de acidentes, Porto Alegre registra estabilidade na acidentalidade e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) segue com as campanhas educativas e de fiscalização.
“Os condutores já demonstram maior consciência, mas a velocidade excessiva ou inadequada está entre os principais fatores de risco. Por isso, é importante manter os cuidados e as ações de fiscalização neste período de férias. O objetivo é conscientizar os motoristas e diminuir a imprudência”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.
Segundo dados da EPTC, cinco pessoas morreram em janeiro em razão da imprudência no trânsito, uma morte a mais do que dezembro. Já em relação ao mesmo período em 2020, foram duas mortes a menos. Os feridos somaram 307, redução de 26% em comparação com janeiro do ano passado. Acidentes envolvendo motocicletas também apresentam o maior número de feridos, 182, seguidos de 38 feridos em atropelamentos, sendo 12 feridos em atropelamentos por motos.