Melo detalha nesta terça estratégia para retorno presencial das aulas na rede pública de Porto Alegre

Hoje, prefeito em exercício, Ricardo Gomes, recebeu representantes sindicais em um encontro no Paço Municipal

Foto: Alex Rocha / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre detalha, no início da tarde desta terça-feira, a estratégia organizada pela Secretaria Municipal de Educação para a reabertura das escolas municipais, prevista para 22 de fevereiro, em Porto Alegre.

O prefeito Sebastião Melo vai conduzir a reunião virtual, com a participação de diretores de escola e da secretária de Educação, Janaina Audino. O retorno prevê o respeito a protocolos sanitários em meio à pandemia de Covid-19.

Na manhã de hoje, o prefeito em exercício, Ricardo Gomes, recebeu representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), no Paço Municipal.

De acordo com a secretária Janaina Audino, uma das medidas a ser apresentada prevê a divulgação de boletins semanais sobre a evolução da Covid-19 nas instituições de ensino, visando monitorar a saúde dos profissionais da educação. “Nossa estratégia envolve o respeito, cuidado e o acompanhamento para dar o apoio necessário às escolas e às famílias”, explica.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 e a atual situação epidemiológica do município também foram apresentados às direções das entidades. A prefeitura também adiantou que vai disponibilizar testes para professores e trabalhadores que apresentarem sintomas.

A diretora de Comunicação do Simpa, Cindi Sandri, apontou que outra decisão apresentada preliminarmente, hoje, aos sindicatos, estabelece que a presença dos alunos não seja obrigatória, mas uma escolha da família. Para ela, contudo, persiste a preocupação com a necessidade de que o governo municipal – e não só as direções das escolas – se preocupe e se responsabilize em dar conta do retorno presencial. O Simpa se reúne novamente com a Prefeitura, para apresentar a avaliação sobre os protocolos, às 11h de quinta-feira.

A reunião desta segunda-feira contou, ainda, com a participação do secretário extraordinário de Enfrentamento ao Covid, Renato Ramalho; do secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta; do coordenador-geral de Vigilância Sanitária, Fernando Ritter e da diretora de Atenção Primária em Saúde, Luciane Beiró.

*Atualizada às 20h para inclusão de informações