A Prefeitura de Porto Alegre detalha, no início da tarde desta terça-feira, a estratégia organizada pela Secretaria Municipal de Educação para a reabertura das escolas municipais, prevista para 22 de fevereiro, em Porto Alegre.
O prefeito Sebastião Melo vai conduzir a reunião virtual, com a participação de diretores de escola e da secretária de Educação, Janaina Audino. O retorno prevê o respeito a protocolos sanitários em meio à pandemia de Covid-19.
Na manhã de hoje, o prefeito em exercício, Ricardo Gomes, recebeu representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), no Paço Municipal.
De acordo com a secretária Janaina Audino, uma das medidas a ser apresentada prevê a divulgação de boletins semanais sobre a evolução da Covid-19 nas instituições de ensino, visando monitorar a saúde dos profissionais da educação. “Nossa estratégia envolve o respeito, cuidado e o acompanhamento para dar o apoio necessário às escolas e às famílias”, explica.
Os dados da vacinação contra a Covid-19 e a atual situação epidemiológica do município também foram apresentados às direções das entidades. A prefeitura também adiantou que vai disponibilizar testes para professores e trabalhadores que apresentarem sintomas.
A diretora de Comunicação do Simpa, Cindi Sandri, apontou que outra decisão apresentada preliminarmente, hoje, aos sindicatos, estabelece que a presença dos alunos não seja obrigatória, mas uma escolha da família. Para ela, contudo, persiste a preocupação com a necessidade de que o governo municipal – e não só as direções das escolas – se preocupe e se responsabilize em dar conta do retorno presencial. O Simpa se reúne novamente com a Prefeitura, para apresentar a avaliação sobre os protocolos, às 11h de quinta-feira.
A reunião desta segunda-feira contou, ainda, com a participação do secretário extraordinário de Enfrentamento ao Covid, Renato Ramalho; do secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta; do coordenador-geral de Vigilância Sanitária, Fernando Ritter e da diretora de Atenção Primária em Saúde, Luciane Beiró.
*Atualizada às 20h para inclusão de informações