Servidores da Anvisa fazem nota de repúdio contra pressão política

Grupo reclama de críticas de autoridades e da MP aprovada no Senado que apressa aprovação de vacinas no país

A Associação dos Servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu nota de repúdio contra declarações de autoridades brasileiras que colocaram em dúvida a qualidade e a seriedade da agência. Ela reclama ainda da Medida Provisória (MP) do Senado, que reduziu pela metade o tempo de análise para aprovação das vacinas contra a Covid-19.

“Parecem desconhecer o histórico de excelência da agência e a importância das ações executadas ao longo dos seus mais de 20 anos, mesmo diante das adversidades, restrições e dificuldades impostas pelos momentos de crise sanitária. Tais declarações refletem, ainda, desconhecimento do escopo e da abrangência das atividades da Anvisa, passando à população, a falsa impressão de que as dificuldades encontradas neste momento se devem à inoperância da agência”, cita o comunicado.

Os servidores dizem que vêm se dedicando “intensamente”, desde o início da pandemia, para enfrentar os desafios impostos pela crise sanitária no país. “Foram realizadas ações de controle sanitário em fronteiras, portos e aeroportos; de fomento e monitoramento para assegurar o regular abastecimento de produtos essenciais, tais como testes diagnósticos, saneantes (como álcool em gel), medicamentos (como anestésicos e gases medicinais), dentre outros; além da fiscalização e do monitoramento da qualidade.”

A nota menciona ainda que numerosas normativas foram alteradas e flexibilizadas para garantir o benefício obtido com o acesso rápido a produtos essenciais para o combate à pandemia. A associação, que leva a sigla de Univisa (Associação dos Servidores da Anvisa), garante ainda que está aberta a sugestões, mas não admite pressões como as que vêm ocorrendo.

Os trabalhadores entendem que sofrem críticas injustas no momento em que a Anvisa acaba de aprovar para uso emergencial vacinas em tempo recorde, de forma, segundo eles, “mais rápida dentre as agências reguladoras” de todo o mundo. Eles também são contra a MP do Senado que impõe o prazo máximo de cinco dias para autorização de novos imunizantes, “metade do prazo defendido pela Anvisa.”

Veja a nota na íntegra

“A Univisa – Associação dos Servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa )– vem, por meio desta, manifestar repúdio a declarações recentes de autoridades brasileiras que parecem desconhecer o histórico de excelência da Agência e a importância das ações executadas ao longo dos seus mais de 20 anos, mesmo diante das adversidades, restrições e dificuldades impostas pelos momentos de crise sanitária. Tais declarações refletem, ainda, desconhecimento do escopo e da abrangência das atividades da Anvisa, passando à população, a falsa impressão de que as dificuldades encontradas neste momento se devem à inoperância da Agência.

Ressalta-se que os servidores da Anvisa estão, desde o início da pandemia, se dedicando intensamente, no que lhes cabe, a enfrentar os desafios provocados pela Covid-19, apresentando todas as soluções disponíveis para oferecer o melhor serviço à população. Apenas no âmbito do combate à pandemia, foram realizadas ações de controle sanitário em fronteiras, portos e aeroportos; de fomento e monitoramento para assegurar o regular abastecimento de produtos essenciais, tais como testes diagnósticos, saneantes (como álcool em gel), medicamentos (como anestésicos e gases medicinais), dentre outros; além da fiscalização e do monitoramento da qualidade destes produtos. Ainda, numerosas normativas foram alteradas e flexibilizadas para garantir, mediante avaliação do risco, o benefício obtido com o acesso rápido a esses produtos.