A vacinação dos profissionais de saúde contra a Covid-19 foi realizada, neste sábado (6), na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre. A novidade foi a imunização no sistema drive-thru no estacionamento da entidade e a colocação de duas tendas para atender pedestres (que não tinham carro) e outra com profissionais do Exército.
Desde cedo, a sede da associação, na zona Leste, registrou filas de pessoas que chegavam até a avenida Aparício Borges. A fila de carros chegou a estar nas proximidades da rua Barão do Amazonas. Além disso, também foram imunizados os profissionais da saúde ligados aos conselhos regionais de Psicologia, de Fisioterapia (Crefito 5), de Enfermagem (Coren/RS) e o Conselho Regional de Serviço Social, totalizando 4,5 mil pessoas.
O vice-presidente da Amrigs, Paulo Morassutti, disse que o espaço da associação por ser amplo estará sempre disponível para a realização de campanhas de vacinação. “Estamos a disposição do Estado e do Municípios para a aplicação da imunização contra coronavírus”, ressaltou. Morassutti afirmou que a vacinação foi um dia especial para os profissionais da saúde.
A enfermeira Ticiana Gross, que trabalha no Hospital Mãe de Deus, afirmou que a imunização representa um momento importante para a sociedade. “Vamos tentar voltar a normalidade. Estamos vivendo um novo tempo”, destacou a enfermeira que não visita os pais há um ano na cidade de Sentinela do Sul.
O gerente geral da Amrigs, Ronald Greco, informou que foram imunizados um total de 4,5 mil pessoas entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. As 4,5 mil doses foram aplicadas conforme a ordem de preenchimento dos formulários. A prioridade foi para os médicos acima de 65 anos de idade.
Segundo Morassutti, a associação tem apoiado institucionalmente a vacinação da Covid-19 em toda a população. “A produção da vacina ainda é insuficiente em todo o mundo, mas a entidade tem feito esforços para que todos os profissionais ligados à saúde, em seus diferentes setores, tenham acesso à vacinação neste primeiro momento”, ressaltou.
Para receber a imunização, o profissional ligado a entidade tinha que ser médico, residir em Porto Alegre, e ter recebido uma mensagem no telefone ou e-mail de confirmação da vacinação. Os médicos com mais de 65 anos foram os priorizados. A imunização ocorreu por ordem de chegada.
No sábado, foi aplicada a primeira dose da vacina Coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O vice-presidente da Amrigs informou que a entidade está aguardando informações sobre a aplicação da segunda dose. Os familiares que estavam nos carros com os profissionais de saúde não foram vacinados e também não foram realizados cadastros de pessoas durante a realização da vacina.