Das 193,2 mil doses de vacina contra a Covid-19 que vão chegar ao Rio Grande do Sul na manhã deste domingo, 35.230 doses ficarão em Porto Alegre. Com o novo lote, a capital gaúcha ainda pode imunizar, entre profissionais de saúde, idosos e indígenas, 179.650 pessoas. Com a chegada da nova remessa, o governo do Estado pretende iniciar a segunda fase da vacinação com a cobertura de 43% da população idosa com 85 anos ou mais. Para atingir a meta, o Piratini se comprometeu a garantir que 147 mil doses, do total de 193,2 mil do novo lote, sejam aplicadas apenas neste público.
Conforme prevê o planejamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado neste sábado, as 18 Coordenadorias de Saúde do Estado vão receber as doses a partir de segunda-feira. A regional de Porto Alegre, que abrange 66 municípios, fica com 36.250 doses, o maior montante da distribuição. Já a Coordenadoria de Palmeiras das Missões, que atende 26 municípios, deve ficar com o menor volume: 2.650 doses. Com a distribuição a todas as regionais, o governo estadual pretende vacinar 148.900 idosos com mais de 85 anos e 44.300 profissionais de saúde – esses últimos comtemplados desde a primeira fase.
A recomendação da SES é para que seja feito um pré-cadastro da população-alvo e, se possível, com agendamento prévio, de forma a evitar aglomeração nos locais de vacinação e também desperdício, já que cada frasco-ampola da Coronavac contém dez doses que devem ser aplicadas de forma sequencial e imediata. Cabe às prefeituras organizar a aplicação das doses e divulgar detalhes do processo em cada município, seja de forma presencial nas unidades de saúde, por drive-thru ou outro formato.
Veja quantas doses devem ser enviadas a cada Coordenadoria Regional de Saúde: