A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, neste sábado (6), o pedido de registro definitivo da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. Segundo informações do Ministério da Saúde, o imunizante batizado de Cominarty representa a segunda requisição do tipo na reguladora – que já analisa a documentação enviada por Astrazeneca/Oxford.
Se aprovado, o registro dá sinal verde para que o imunizante seja comercializado, distribuído e utilizado pela população, seguindo-se os termos estabelecidos na bula. Na prática, a normativa representa a avaliação completa, com dados mais consistentes dos estudos de qualidade, eficácia e segurança do imunizante.
Avaliação emergencial e prioritária
A Anvisa informou que tem avaliado de forma emergencial e prioritária as vacinas contra a covid-19. A Agência não impõe barreiras para o pedido de registro de vacinas, porém estabelece as regras a serem cumpridas pelas empresas para garantir que os imunizantes sejam seguros e adequados para proteger a população sem causar qualquer dano.