A crise sanitária e econômica decorrente da pandemia de Covid-19 deve fazer com que o comércio de Porto Alegre funcione em um regime próximo ao normal na terça-feira de Carnaval. A orientação partiu do Sindilojas, em nota divulgada nesta quinta-feira (4), e vale para os empreendimentos que possuem acordo coletivo firmado junto às entidades patronais e laborais.
No comunicado, a entidade lembra que o dia 16 de fevereiro não é considerado um feriado, mas costuma receber tratamento especial em razão das festividades de rua. Como as celebrações foram canceladas, o prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB), assinou um decreto que retira o ponto facultativo para as empresas. O final de semana e a segunda-feira que antecedem a data, por exemplo, serão de expediente normal.
No poder público, há divergências entre o posicionamento das esferas estadual e municipal. O Governo do Rio Grande do Sul manteve o período de descanso, enquanto a prefeitura de Porto Alegre suspendeu a folga dos servidores. A promessa é de que a fiscalização das medidas de distanciamento social impostas pelo coronavírus seja reforçada no período, a fim de evitar a disseminação da doença.