A Polícia Rodoviária Federal prendeu um traficante que trazia para o Rio Grande o Sul mais de meia tonelada de maconha em uma L200 furtada, na noite desta quinta-feira. O flagrante ocorreu em Esmeralda, nos Campos de Cima da Serra.
Em uma operação de combate à criminalidade orientada pelo serviço de inteligência, os agentes visualizaram a caminhonete acessando a região pela BR-470, proveniente de Santa Catarina. O condutor tentou fugir, entrando por uma estrada de terra, mas os policiais localizaram o veículo, minutos mais tarde, trafegando pela ERS 456.
O motorista escapou da abordagem em alta velocidade, entrando na cidade para tentar despistar a PRF. Encurralado pelas viaturas, depois de quilômetros de perseguição, o homem se obrigou a parar o veículo.
Na caminhonete, que havia sido furtada em janeiro, em Caxias do Sul, e tinha placas clonadas, os agentes recolheram, em fardos, 528 quilos de maconha. Segundo o traficante, o destino era a região Metropolitana.
O motorista, um morador de Machadinho, de 55 anos, depõe, na noite de hoje, à Polícia Civil em Vacari.
A PRF estima que a apreensão represente um prejuízo de quase R$ 600 mil para os criminosos, que deixaram de produzir mais de um milhão de cigarros da droga.