Câmara dos Deputados elege membros da Mesa Diretora para o biênio 2020-2021

Marcelo Ramos, do PL, será o vice-presidente na Casa; haverá segundo turno para a 2ª secretaria

Ao todo, 451 parlamentares votaram na manhã desta quarta-feira. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Os deputados federais elegeram, nesta quarta-feira (3), os nomes dos colegas que irão ocupar os cargos da mesa diretora ao lado do presidente eleito Arthur Lira (PP-AL). A mesa é composta, além do presidente, de dois vices, que o substituem, e de quatro secretários, cada uma com uma função específica na Casa. Também foram definidos quatro suplentes.

A votação de hoje escolheu os titulares dos cargos nos próximos dois anos. Ao todo, 451 deputados votaram. Para se eleger, cada candidato precisava votos de 227 colegas. A votação, realizada em um processo presencial e secreto, foi encerrada pouco após o meio-dia.

No total, 21 urnas eletrônicas foram distribuídas pelo plenário e pelos salões Verde e Nobre, todos com acesso restrito aos parlamentares. Ao entrar na cabine, cada deputado registrou todos os votos de uma só vez. À tarde, após a realização da eleição, está marcada a sessão solene de abertura do ano legislativo.

A cerimônia é presidida pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Durante o encontro, será realizada a leitura das mensagens enviadas ao Legislativo pelo Poder Executivo e pelo Judiciário.

Mesa Diretora eleita na Câmara

Primeiro Vice-Presidente: Marcelo Ramos (PL/AM), com 396 votos
Segundo Vice-Presidente: André de Paula (PSD/PE), com 270 votos
Primeiro Secretário: Luciano Bivar (PSL/PE), com 298 votos
Segundo Secretário: Marília Arraes (PT/PE) e João Daniel (PT/SE) disputam 2º turno
Terceiro Secretário: Rose Modesto (PSB/MS), com 398 votos
Quarto Secretário: Rosângela Gomes (Republicanos/RJ), com 418 votos

Os suplentes eleitos foram Eduardo Bismarck (PDT/CE), Alexandre Leite (DEM/SP), Gilberto Nascimento (PSC/SP) e Cássio Andrade (PSB/PA).