Santa Maria recebe 15 pacientes diagnosticados com Covid-19 vindos de Manaus

RS já recepcionou 50 doentes do Norte do País. Cinco tiveram alta e voltaram para casa

Foto: Mauro Nascimento/Palácio Piratini

Mais 15 pacientes Covid-19 provenientes de Manaus – oito homens e sete mulheres – chegaram ao Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira, trazidos por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) adaptado com equipamentos que garantem a estabilidade e a segurança do deslocamento. Dessa vez, o grupo pousou em Santa Maria, com destino ao Hospital Regional. Na segunda-feira, 17 manauaras já haviam desembarcado em Porto Alegre para tratamento.

Os pacientes serão mantidos isolados até mesmo de outras pessoas que contraíram o coronavírus. Eles ocuparão leitos clínicos, mas podem ser encaminhados à UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) caso apresentem piora no quadro.

Antes de recepcionar esses 32 pacientes de Manaus, o Rio Grande do Sul recebeu 18 doentes vindos de Rondônia (Porto Velho), que chegaram no fim de janeiro. Cinco receberam alta hospitalar e voltaram para casa.

A situação nas duas cidades é de colapso na rede de saúde pública, o que levou o Ministério da Saúde a buscar ajuda humanitária nos Estados com índices menores de internação. O Rio Grande do Sul conta com mais de 5 mil leitos clínicos para pacientes com menor gravidade, e a taxa de ocupação nesse segmento, nesta terça, era de 21,3%.

A variante do vírus que circula pelos Estados do Norte já chegou ao Rio Grande do Sul, mas não com esses pacientes, ressalta o diretor do Departamento de Regulação Estadual da Secretaria da Saúde (SES), Eduardo Elsade. De acordo com o especialista, é impossível conter a disseminação de mutações do vírus.

Conforme o governo gaúcho, a chegada dos pacientes de fora do Rio Grande do Sul também não impacta no cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado nas regiões de Porto Alegre, Canoas e Santa Maria, onde os grupos recebem atendimento.