
Os trabalhadores da saúde dos municípios que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 serão vacinados com as 53,4 mil doses de Coronavac distribuídas nesta segunda-feira às Coordenadorias Regionais de Saúde pelo governo do Estado. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o imunizante produzido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, foi destinado aos municípios.
Também foram distribuídas outras 170 mil doses de Coronavac, doses recebidas pelo Estado na primeira remessa, no dia 18 de janeiro. Os imunizantes estão reservados para a aplicação da segunda dose. Caminhões e vans das coordenarias regionais de saúde buscaram os lotes na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), na avenida Ipiranga, na zona Leste de Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira. O órgão é vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Um efetivo da Brigada Militar realizou a segurança no local. A logística de distribuição na Ceadi foi a mesma utilizada nas outras duas ocasiões, com apoio aéreo e terrestre. O Rio Grande do Sul recebeu, até agora, um total de 511,2 mil doses de vacinas contra o coronavírus.
Os critérios para a aplicação dos imunizantes foram discutidos entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, durante reunião virtual, com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). A segunda remessa de Coronavac foi destinada exclusivamente aos trabalhadores da saúde. No entanto, a SES optou por utilizar parte das doses para fazer algumas correções.
As doses restantes foram encaminhadas aos profissionais que ainda não haviam sido imunizados. A Secretaria Estadual da Saúde informou que as coordenadorias regionais de saúde ficaram responsáveis pela separação das doses que foram enviadas para os municípios.
O Ministério da Saúde informou que está trabalhando em todas as frentes para que haja o cumprimento do Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid- 19. Mesmo com a autonomia de estados e municípios na distribuição e aplicação das vacinas, a pasta, em uma gestão tripartite, alertou para a necessidade de se seguirem as orientações coordenadas pelo Ministério da Saúde, que prevê ciclos de vacinação de acordo com os grupos prioritários definidos em estudos populacionais com a comunidade científica.
Na manhã desta segunda-feira, a Brigada Militar prestou apoio ao governo do Estado para a distribuição de vacinas contra a coronavírus para as cidades do Rio Grande do Sul. O carregamento das vacinas ocorreu no hangar do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BavBM) e teve como destino, no período da manhã, as cidades de Bagé, Santa Maria e Caxias do Sul, na Serra gaúcha.
O avião King Air partiu às 10h com destino a Bagé. Logo em seguida, ele seguiu para a cidade de Santa Maria. A aeronave retornou para Porto Alegre às 11h50min, e depois seguiu para Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Participaram da operação o Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Além do auxílio do Batalhão de Aviação, um efetivo da Brigada Militar realizou o apoio via terrestre para que as vacinas chegassem em seus locais com segurança conforme planejamento em conjunto entre as secretarias estaduais da Segurança Pública e da Saúde.