
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, calcula que mais de 500 moradores já foram atendidos em decorrência do temporal da noite da última quinta-feira, 28. Na ocasião, o município registrou mais de 100mm de chuva, conforme a Metsul Meteorologia, que acabou provocando alagamentos em diversas vias da cidade, fazendo com que diversas famílias ficassem desalojadas ou desabrigadas.
Conforme a pasta, as doações estão sendo recebidas neste sábado, 30, no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest, que ficará aberto até às 17h. No momento, a maior necessidade de doações é de materiais de higiene e limpeza, fraldas, móveis e eletrodomésticos.
De acordo com a prefeitura, para facilitar e agilizar o atendimento dos moradores atingidos pelo temporal, os moradores dos bairros Santa Vitória, Faxinal e Menino Deus e dos Loteamentos Beckenkamp e Viver Bem devem buscar as doações no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras) Beatriz Frantz Jungblut. Enquanto os moradores dos bairros Bom Jesus, Santuário, Pedreira, Schultz e Senai devem procurar o Cras Integrar para buscar alimentos, roupas e materiais de higiene que foram doados. Os locais estarão abertos até as 17h deste sábado e os atendimentos serão retomados na segunda-feira.
Já em Vera Cruz, município vizinho, a prefeitura contabiliza 60 famílias atingidas com maior gravidade e 200 casas invadidas pela água com algum dano. As doações ainda estão sendo contabilizadas e recebidas no Ginásio Segefredo Werner, o Guidão, que fica no bairro Leopoldina, além da guarida ao lado da Prefeitura Municipal, no Centro da cidade.
Deputado pede auxílio para o Governo e Defesa Civil
O deputado estadual Edson Brum, do MDB, encaminhou ao governador Eduardo Leite e ao coordenador da Defesa Civil no Estado, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, um pedido para que seja dada atenção a Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Ambos municípios do Vale do Rio Pardo atingidos fortemente pelo temporal.
“A água invadiu casas e grande parte das pessoas não conseguiu salvar praticamente nada de seus pertences, e também causou prejuízos em ruas e estruturas públicas. A ajuda precisa ser imediata, por isso, apelamos para o envio imediato de roupas, alimentos, cobertores, materiais de higiene e colchões. Ainda pela manhã nossa solicitação foi atendida e um caminhão com os itens foi enviado para a região”, destacou Brum.
Além disso, o parlamentar colocou o gabinete à disposição de autoridades de Santa Cruz e Vera Cruz para verificar e auxiliar na recuperação da cidade e intermediar ações junto aos governos estadual e federal.